O que são?
Fonte imagem e texto: Academia Nacional de Cuidados Paliativos - ANCP.
Cuidados Paliativos
Proteger. Esse é o significado de paliar, derivado do latim pallium, termo que nomeia o manto que os cavaleiros usavam para se proteger das tempestades pelos caminhos que percorriam. Proteger alguém é uma forma de cuidado, tendo como objetivo amenizar a dor e o sofrimento, sejam eles de origem física, psicológica, social ou espiritual. Por esse motivo, quando ouvir que você ou alguém que conhece é elegível a cuidados paliativos, não há o que temer.
Cuidados Paliativos visam aliviar o sofrimento e agregar qualidade à vida e ao processo de morrer. Além disso, pretendem: aliviar todos os problemas existentes; prevenir a ocorrência de novos problemas; promover oportunidades para experiências significativas e valiosas, crescimento pessoal e espiritual e autorrealização.
São indicados para todos os pacientes (e familiares) com doença ameaçadora da continuidade da vida por qualquer diagnóstico, com qualquer prognóstico, seja qual for a idade, e a qualquer momento da doença em que eles tenham expectativas ou necessidades não atendidas.